quarta-feira, 29 de julho de 2009

Técnicos admitem que Prefeitura não mapeou rota de fretados em SP

Apesar dos transtornos nos primeiros dias de restrição aos ônibus fretados, a Prefeitura de São Paulo voltou a negar que a medida não tenha tido um planejamento adequado. Mas técnicos da CET, da SPTrans (empresa municipal que cuida do transporte coletivo) e da própria Secretaria de Transportes admitiam que uma das principais falhas foi a falta de um mapeamento para identificar para onde iriam os fretados que foram vetados na região central e seus horários de concentração, informa reportagem da Folha.
Como cada fretado podia escolher entre os 14 pontos definidos pela prefeitura, a gestão Kassab imaginava que os ônibus vetados se dividiriam entre diversos bolsões --mas houve acúmulo grande em estações como Sumaré e Imigrantes do metrô, provocando superlotação e trânsito no entorno.
A prefeitura previa, por exemplo, que os ônibus que vinham da zona leste iriam desembarcar na estação Brás do metrô (linha vermelha), mas muito motoristas optaram pelas estações da linha verde, para evitar a baldeação, já que a maioria dos passageiros costuma desembarcar na Paulista. A prefeitura também acreditava que os veículos chegariam no metrô entre as 5h e as 9h --a concentração foi das 7h às 8h.
A Folha apurou que a falta de planejamento foi até motivo de discussão entre integrantes da cúpula do transporte de Kassab e os tradicionais aliados do governo José Serra (PSDB). Técnicos defendiam adiar a restrição, mas a ideia foi descartada devido à avaliação de que era melhor adotá-la nas férias, quando há menos trânsito.
Outra mudança
Após dois dias de protestos dos passageiros dos fretados, a Secretaria Municipal dos Transportes de São Paulo recuou e anunciou novas mudanças nas regras para a circulação desse tipo de veículo na cidade. A principal delas é a liberação do tráfego deste tipo de veículo na avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, na zona sul.
Nesta via --considerada um dos principais corredores de ônibus fretados-- haverá oito pontos de embarque e desembarque de passageiros: sendo três em cada lado da avenida, e um em cada lado da avenida Doutor Chucri Zaidan. A medida começa a valer a partir das 17h desta quarta-feira (29).
De acordo com o secretário Alexandre de Moraes (Transportes), a mudança ocorreu devido à ausência de metrô na região, o que causou transtornos aos usuários dos ônibus fretados.
Outra alteração é a criação de mais um ponto na avenida dos Bandeirantes, desta vez, no sentido rodovia dos Imigrantes. Esta é a segunda mudança em relação à circulação na via. Inicialmente, havia apenas um ponto de acesso na via, na rua Alvorada. Após os protestos, no entanto, o local de embarque e desembarque foi transferido hoje para a avenida dos Bandeirantes, no sentido marginal Pinheiros.
Em entrevista concedida nesta terça-feira, o secretário admitiu que as regras de restrições aos fretados poderão sofrer novas alterações no futuro, conforme negociação com as empresas do setor e usuários do transporte.
Assim como o prefeito Gilberto Kassab (DEM), o secretário criticou os protestos, que vinculou aos "interesses econômicos de empresas de fretados". Apesar das manifestações, Moraes avaliou positivamente os resultados na medida que, seguindo dados da secretaria, já provocaram a diminuição nos índices de lentidão na cidade.
Os protestos de usuários de ônibus fretados são frequentes desde que a medida entrou em vigor, na segunda-feira (27). A medida proíbe que esse tipo de veiculo trafegue em uma área de 70 km2 no centro expandido de São Paulo, das 5h às 21h. Segundo a prefeitura, o objetivo da medida é reduzir em 11% a lentidão do trânsito e aumentar a velocidade dos ônibus urbanos.
Fonte: Folha online

4 comentários:

  1. Caros Usuários,

    Vamos continuar protestando! Já liberaram a Berrini! Vamos derrubar essa ZMRF. Mandei e-mail para os vereadores e alguns me retornaram confirmando seu apoio. Conta com a ajuda de todos para recuperarmos nossa tranquilidade.

    Não deixem de PROTESTAR!!! Vamos parar novamente a marginal e outros pontos para mostrar nossa insatisfação.

    Segue e-mails dos vereadores:

    abouanni@uol.com.br; adilsonamadeu@camara.sp.gov.br; adolfoquintas@camara.sp.gov.br; agnaldotimoteovereador@camara.sp.gov.br; vereadoralfredinho@camara.sp.gov.br; vereadoracr@terra.com.br; arselino@tatto.com.br; atiliofrancisco@camara.sp.gov.br; aurelio.miguel@camara.sp.gov.br; carlosbezerrajr@camara.sp.gov.br; carlosapolinario@camara.sp.gov.br; vereador@celsojatene.com.br; chicomacena@camara.sp.gov.br; vereadorclaudinho@uol.com.br; claudioprado@camara.sp.gov.br; domingosdissei@camara.sp.gov.br; donatopt@terra.com.br; eliseugabriel@camara.sp.gov.br; contato@florianopesaro.com.br; fchagas@camara.sp.gov.br; gabrielchalita@camara.sp.gov.br; gilsonbarreto@camara.sp.gov.br; contato@vereadorgoulart.com.br; italocardoso@camara.sp.gov.br; jamilmurad@camara.sp.gov.br; gabjoaoantonio@gmail.com; joojihato@camara.sp.gov.br; gabinete@joseamerico.com.br; vereadorzelao@camara.sp.gov.br ; ver.missionariojoseolimpio@camara.sp.gov.br; policeneto@camara.sp.gov.br; juscelinogadelha@yahoo.com.br; maragabrilli@camara.sp.gov.br; gabinete@vereadormarceloaguiar.com.br; marcoaureliocunha@camara.sp.gov.br; ervanandafontes@prefeitura.com.br; martacosta@camara.sp.gov.br; miltonferreira@camara.sp.gov.br; miltonleite@camara.sp.gov.br; natalini@camara.sp.gov.br; netinhodepaula@camara.sp.gov.br; noeminonato@camara.sp.gov.br; paulofrange@camara.sp.gov.br; vereadorpenna@camara.sp.gov.br; quitoformiga@uol.com.br; ricardoteixeira@camara.sp.gov.br; tripoli@camara.sp.gov.br; sandratadeu@camara.sp.gov.br; senival.pt@ig.com.br; souzasantos@camara.sp.gov.br; vereador@toninhopaiva.com; kamia@camara.sp.gov.br; wadihm@camara.sp.gov.br;

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  2. Continuamos indignados com as irresponsáveis mudanças em relação à circulação dos FRETADOS, impostas pela Prefeitura de São Paulo.Os fatos e o dia a dia tem mostrado que não houve RESPONSABILIDADE, pois não houve PLANEJAMENTO ALGUM.
    Sou usuário de FRETADO e meu ponto está na AV BANDEIRANTES; neste ponto se acumulam por volta de 1000 pessoas ou mais, onde só caberiam no máximo 50. As pessoas; jovens e idosos,para achar um espaço, se acumulam em cima de morros, gramados, na rua( no recuo do onibus , que já existia para os circulares normais), não tendo o mínimo de segurança. Neste local há árvores com grandes galhos secos,e todas estas pessoas ficam embaixo, SEM NENHUMA INFRAESTRUTURA FEITA, para protegê-las contra a queda súbita de um galho destes.Ficamos expostos também àgrande quantidade de MONÓXIDO DE CARBORNO, pois são muitos ônibus chegando e partindo ao mesmo tempo.Além disso, a concentração de pessoas está avançando na rua, pois humanamente é impossível dois corpos ocuparem o mesmo espaço.SERÁ QUE O SECRETÁRIO JÁ ESTUDOU FÍSICA,ALGUM DIA NA SUA VIDA?
    Aquela avenida é extremamente movimentada, e o risco de um atropelamento é EMINENTE.
    Resumindo: a PREFEITURA NOS COLOCOU À MERCÊ DA FALTA DE SEGURANÇA E EXPOSTOS À UMA POLUIÇÃO QUE ESTÁ PREJUDICANDO A SAÚDE DE MILHARES DE PESSOAS.
    Então como um superficial SECRETÁRIO DE TRANSPORTES DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO pode afirmar que " as mudanças foram extremamente positivas... " . Ele sabe que as aulas ainda não começaram??
    Ele já viu o que está acontecendo na ponte da Hebraica? Manda ele consultar o pessoal da CET, que estão expostos também a essa redícula decisão.

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  3. Um simples exercício:
    O que a cidade de SÃO PAULO precisa? Resp : TRANSPORTE PÚBLICO.
    O que os FRETADOS proporcionam? Resp: Transporte público distribuído.
    O que as medidas do KASSAB fizeram? Resp: Concentrou os FRETADOS ( todos!) em pontos onde a PREFEITURA não realizou qualquer infraestrutura.
    O que isto provocou ? Resp: Um CAOS de congestionamento de ônibus, bloqueio de garagens de residências, pontos de táxi( Não vamos esquecer: Voces viram o que aconteceu na RUA ALVORADA: - o próprio Secretário de Transportes viu.)
    E com os usuários? Resp: NÃO EXISTE CONCORDÂNCIA COM OS MÍSEROS TRANSPORTES PÚBLICOS, e então os usuários tem que andar até o seu local de trabalho, enfrentanndo chuvas, calçadas cheias de buracos,etc...
    COMO NÃO HOUVE PLANEJAMENTO, INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA PARA PROPORCIONAR SEGURANÇA AOS PASSAGEIROS,LOCOMOÇÃO( VOCES JÁ VIRAM O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA ESTAÇÃO DO METRÔ IMIGRANTES?), ENTÃO ESTA MEDIDA É INCONSTITUCIONAL, POIS FERE O PRINCIPIO DE IR E VIR DA POPULAÇÃO.

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  4. Gente,
    As proximas eleições logo logo estara ai... por favor, não se esquecem de tudo isso que estamos passando, pensem bem antes de votar neste politicos que não tem a menor noção em administrar uma cidade, e que se rende a pressões de empresas de onibus coletivos.
    Não se esquessão Kassab NUNCA MAIS.....

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